-
Arquitetos: Atelier Deshaus
- Área: 1 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Shengliang Su
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Jardim de Infância de Xinchang é um dos mais de dez jardins de infância que a Open Foundation doou para a área do desastre do terremoto 2013 de Lushan. Cercado por montanhas, o terreno se situa numa planície relativamente pequena no noroeste do vilarejo, de frente para um penhasco a oeste - o que remete a uma sensação de estar num lugar remoto. Os vilarejos circundantes, ao mesmo tempo que fornecem abrigos aos habitantes, confrontam sutilmente a natureza dominante.
Todo o jardim de infância é concebido como uma "aldeia". A área construída total de 1.500 metros quadrados foi dividida em nove "chalés" isolados de acordo com os programas. Eles foram posicionados nos lados norte, sul e leste do terreno para formar um pátio em forma de U, de frente para o oeste. O piso do pátio e as fachadas dos edifícios utilizam tijolos de xisto produzidos localmente, dando ao lugar uma forte distinção da natureza circundante. Assim, por um lado, o projeto se destaca da natureza; por outro, ele forma um conjunto inseparável com o céu, a planície, os vilarejos próximos e o penhasco.
Ali, as dimensões são percebidas de forma única, espacialmente e no tempo. A manifestação da natureza é controlada para estar profundamente relacionada com o desenvolvimento e as transformações do terreno. O pátio interno é o centro do jardim de infância e o local que dá um senso de orientação e identidade. O projeto também levou em consideração seriamente as características mentais e físicas das crianças; houve um grande esforço para incorporar a diversidade e capacidade lúdica nas tipologias espaciais. Uma vez que a região de Ya'an chove muito, os edifícios do jardim de infância e a entrada principal estão conectados por uma varanda tortuosa, que se adapta à diferença de níveis do terreno. Em conjunto com a rampa e as escadas, ela cria uma área íntima entre o pátio e a conjunto arquitetônico e proporciona mais possibilidades para as atividades diárias das crianças.
O Jardim de Infância de Xinchang não é um projeto para explorar a originalidade rústica no oeste da Sichuan, nem uma tentativa de uma utopia rural. Por respeito às restrições de recursos e à conformidade aos códigos e capacidades locais de construção, os arquitetos tentaram não só cumprir os requisitos do programa, mas também incorporar a autoadaptação à nova arquitetura, para se encaixar mais na atmosfera local das aldeias ocidentais de Sichuan, assim como oferecer um pouco de autonomia.